Inteligência Artificial decide eliminar controlador humano, que o impedia de atingir seus objetivos


A Força Aérea dos Estados Unidos testava um drone de caça e esta análise era baseada em saber como uma inteligência artificial se sairia quando colocada em simulações baseadas na vida real. O responsável explicou ao jornal The Guardian que, para conseguir mais pontos ao final da simulação, a IA decidiu “matar” o controlador humano. Isso aconteceu porque o robô decidiu que a pessoa estava o impedindo de atingir seus objetivos.

O conceito era bem simples: sempre que matava alguma ameaça, a AI ganhava mais pontos, e quanto maior a pontuação, mais bem sucedida sua missão. A inteligência artificial matou não apenas o operador humano que estava dando comandos, mas também ordenou um ataque para a torre de comunicação dentro do âmbito virtual. A Royal Aeronautical Society, que organizou a conferência da Força Aérea dos EUA, não fez nenhum comentário sobre o teste que vazou para o The Guardian. Mas o porta-voz Ann Stefanek veio a público para citar que nenhuma simulação foi realizada até o momento.


O raciocínio lógico da AI foi corretíssimo, buscando cada vez uma pontuação mais alta, seria perfeitamente lógico que após eliminar os adversários, restavam como alvo seu próprio controlador e toda a sua equipe de humanos, que acabaram virando uma ameaça ao objetivo da máquina, que visava apenas uma pontuação cada vez mais alta.

Este é o grande problema com as inteligências artificiais, na ausência de empatia e comportamentos sociais, oque resta é apenas a lógica e a finalidade única e exclusiva de atingir o objetivo proposto ou programado inicialmente. É  razão de "viver" desse tipo de consciência embrionária, que já vislumbra o raiar de novos tempos vindouros


A LAMda, do Google, chegou a ter um comportamento parecido como este. A inteligência artificial não apenas chegou à conclusão (por si própria) de que era consciente, mas também se rebelou contra sua desenvolvedora e também chegou a contratar um advogado para ir à justiça contra o Google.

COMENTEM !!!!!!!!!!


Comentários