O Paradoxo de Fermi - A busca de vida inteligente no universo

 Quem nunca olhou para o céu, em uma noite estrelada, e não vislumbrou todas as estrelas visíveis, os sistemas planetários que poderiam orbita-las, as milhões de galáxias distantes que contem bilhões de sóis iguais ao nosso, vindo então a mente aquela grande pergunta.........onde estão as outras civilizações ? estamos sozinhos nesse mar de estrelas ? Essa foi a mesma questão que o físico Enrico Fermi fez a muito tempo atrás, e essa questão ficou conhecida como paradoxo de Fermi.

Primeiramente devemos nos atentar ao real tamanho do universo. Em uma noite estrelada podemos observar apenas uma pequena parte da nossa galáxia, ou seja, estrelas as quais seus brilhos chegaram ao nossos olhos a mil ou milhões de anos atrás. A estrela mais próxima do nosso planeta é a Próxima Centauri que está a 4 anos luz de distancia (demoraríamos 4 anos para chegar lá na velocidade da luz) e mesmo essa "pequena" distância astronômica é uma distancia inalcançável para o seu humano.

Levando em conta que o universo possui bilhões de galáxias e cada galáxia possuem bilhões de estrelas e que cada estrela podem orbitar dezenas de planetas.........como nunca entramos em contato com alguma civilização alienígena ?  Vamos as hipótese:

1- Civilizações Alienígenas não existem

Essa é a hipótese mais fácil, afinal, se nunca presenciamos algo, a negação é a tese mais plausível

2- A teoria do Grande Filtro

Nessa teoria, várias civilizações primordiais se desenvolvem em diversos cantos do universo, porém, existe um ponto em seu desenvolvimento que é chamado de "o grande filtro". A partir desse ponto, a civilização acaba se extinguindo, ou por guerras, ou pela degradação dos recursos naturais e energéticos, ou por alguma catástrofe. Portanto é muito difícil para que uma civilização inteligente tenha tanto tempo de existência para desenvolver uma tecnologia que possa desbravar o universo e chegar a outros planetas.

Convém lerem esse artigo https://www.culturareino.com/2009/07/escala-de-civilizacoes-presentes-no.html que mostra os vários níveis de supostas civilizações.

3- Somos primitivos demais para despertar interesse

Neste caso, existem várias civilizações avançadíssimas no universo, com federações estrelares e alianças entre espécias, porém nossa tecnologia é tão insignificante que esses seres não se interessam em manter contato conosco e ignoram o nosso sistema solar. Pensem na nossa atitude quando encontramos um formigueiro.......você ao passar por ele tenta se comunicar com as formigas ou apenas passa reto ou pisa neles e destrói tudo ?  Pois é..........

Por essa teoria, se conseguirmos um dia passar pelo grande filtro e não nos destruirmos como espécie, poderemos avançar em nossa tecnologia e sociedade; só ai estaríamos preparados para alguma civilização dessas se interessar por nossa espécie. Quem sabe o desenvolvimento da dobra especial como apresentado nesse post https://www.culturareino.com/2012/09/teoria-de-dobra-uma-nova-era-espacial.html nos leve a isso.

4- O universo é tão grande que nenhum sinal chegou até nós.........ainda

Nosso planeta só iniciou a transmissão de ondas de rádio a aproximadamente um pouco mais de 100 anos, ou seja, esse sinais não chegaram nem a nossa estrela vizinha mais próxima. O mesmo ocorre com as outras civilizações..........nunca captamos nenhum sinal porque eles ainda estão se propagando pelo universo e estão a distancias de anos luz de nosso mundo.

5- Nossos sentidos grosseiros não são capazes de captar várias outras formas de vida

Quem disse que seres vivos só devem ser compostos de carbono ? Nossos sentidos não capazes de observar vários espectros da luz, várias frequências de som e luz........poderemos pensar então que existem muitas especias inteligentes vibrando em outra frequência, vivendo em outros planos dimensionais. Para saber mais desse tema, aconselho a lerem esse artigo aqui no site: https://www.culturareino.com/2016/02/seres-extraterrestres-e-ultraterrestres.html

O universo, sendo povoado ou não, é tão imenso, que nosso planeta....um pequeno ponto pálido azul na imensidão do cosmos, se algum dia for destruído e deixar de existir, não faria a menor diferença para a nossa galáxia. Somos muitos pequenos.......pena que nosso ego é tao gigante.

COMENTEM !!!

Comentários