Esquerda x Direita - Facismo x Comunismo. Os extremos que dividem gerações

Atualmente o mundo está cada vez mais dividido entre direita vs esquerda, tanto na política como nas próprias relações pessoais. Está na moda fazer passeata e contestar tudo e todos com palavras como facista, comunista, socialista, capitalista..........mas como vocês, leitores desse site, podem imaginar; o povo não faz idéia do que significam essas palavras.



Vamos então apresentar as principais características da extrema direita e da extrema esquerda, afinal, são lados opostos da mesma moeda....

- A EXTREMA DIREITA

Baseia-se no livre comércio, no capitalismo, e valoriza as pessoas mais instruídas e preparadas (meritocracia) onde essas pessoas conseguem galgar os cargos mais elevados e os maiores salários se comparados com o resto da população.
Valoriza a iniciativa privada e a propriedade privada, sendo que o Estado não costuma investir em programas sociais ou programas de distribuição de renda (as pessoas devem saber caminhar pelas próprias pernas).
O nacionalismo é muito importante nesse sistema, é preciso preservar e valorizar os cidadãos nacionais do Estado; idéias como globalização, imigrantes, refugiados, auxilio aos países mais pobres, não são bem vistas.
Outro fator importante é o poderio militar da nação, demonstrando a superioridade em relação as outras nações, visando muitas vezes o expansionismo territorial e econômico.
Nações que ficaram conhecidas por extrapolar esse sistema foram a Alemanha Nazista e a Itália Facista (onde o nacionalismo era exacerbado e buscava o domínio de todas as nações, uma vez que, na visão deles, seus cidadãos eram superiores aos outros).


- A EXTREMA ESQUERDA

Baseia-se no Estado forte, pois o governo deve suprir as necessidades básicas de todos. O governo detém o controle dos métodos de produção e das riquezas do país, distribuindo-as como bem entender entre seus cidadãos.
Programas sociais de renda básica são importantes, o povo deve ser grato por ser sustentado pelo governo, sendo que o Estado é absoluto, não permite contestação e oposição (partido político único); não existe muito o conceito de propriedade privada; o Estado deve fornecer tudo e o povo deve viver com o básico, sem grandes aspirações capitalistas de posse e consumo (a eterna utopia de igualdade).
Os países buscam a integração e a globalização entre países de mesma política (mesmo que sejam governados por poucos ditadores com poderes absolutos rs).
A força militar também é importante, e são voltadas a controlar opositores internos e externos (principalmente os internos, contra o regime).
Nações que ficaram conhecidas por extrapolar esse sistema foram a antiga URSS, Cuba, Coréia do Norte.


Como podemos observar tudo que é extremo tanto de um lado como do outro não presta (o segredo é o equilíbrio).

COMENTEM !!!!!!!!

Comentários