A crise na Venezuela - A Dubai latina que deu muito errado


A crise migratória sempre existiu em nosso mundo e é relativamente comum pessoas deixarem seu país de origem para terem melhores condições de vida em países mais estruturados e desenvolvidos; porém oque vemos atualmente em casos como a Venezuela e países Africanos e do Oriente Médio é realmente preocupante e nos mostra a grande desigualdade que temos, ainda mais acentuada quando um ditador toma o poder nesses lugares.

Vamos falar sobre o caso da Venezuela, que está tão próximo a nossa realidade. O país esta falido, com inflação que passa da casa de mil por cento, sua moeda não vale mais nada, o poder de compra da população não existe mais e a sociedade está totalmente nas mãos de um ditador maluco que faz oque quer com seu povo miserável.



Produtos básicos de subsistência desaparecem dos mercados, a população compra carne estragada, comida de cachorro, para repor suas necessidades básicas de proteínas, o salário que os trabalhadores recebem no dia do pagamento (quando recebem) desvaloriza totalmente semana após semana oque gera multidões de pedintes e pessoas famintas vagando pelas ruas marginalizadas de Caracas.

Agora vocês podem estar pensando…….a Venezuela deve ser um país que não possui recursos naturais e riqueza nenhuma, deve ser uma terra arrasada onde nada se planta, sem minérios e com constantes desastres naturais que acabam com tudo no país………. ERRADO. A Venezuela possui a maior reserva de petróleo por metro quadrado das Américas, ou seja, possui a maior riqueza que qualquer país desejaria ter; tinha tudo para ser uma Dubai Sul-americana, mas caiu no maior erro de sua história como nação.


Erro este de ser governada por um tal de Hugo Chaves e seu sucessor Nicolás Maduro. Dois ditadores populistas que falam bem para o povo pobre, prometendo assistir com programas sociais a classe menos favorecida e consequentemente destruir a parcela da população que realmente produz algo para o país (os ditos burgueses), tirando dinheiro de quem produz e “dando” migalhas para quem não produz nada e vive de assistências governamentais. A maioria do povo pobre então fica agradecido e a classe média e rica, que é a minoria, não tem forças para resistir…...Mas a fonte logo seca.




A classe pobre comemora inicialmente, porém esquece que sem grandes empresários, sem patrões, também desaparecem os empregos, desaparecem a produção de riquezas e o desenvolvimento geral da sociedade, uma vez que pessoas altamente especializadas tem um custo alto porém geram mais valor para o país. Adotando esse pensamento, logo o país “seca” literalmente e a economia entra em colapso, quem tem oportunidade vai embora e os que ficam acabam engrossando ainda mais a classe pobre e dependente do governo.

Logo toda a população está dependente do Estado, a economia frágil está na mão do governo, não existe mais empreendedores nem empresas uma vez que tudo é produzido e mantido pelo governo, a força militar está nas mãos do governo…………eis a fórmula para criar um ditador superpoderoso!!!!!



Esse é basicamente oque ocorreu com aquele pobre País, e não se enganem, é muito fácil isso ocorrer com qualquer país subdesenvolvido, como o nosso Brasil (alias, estávamos no mesmo caminho com o governo do PT no poder). Oque resta a este pobre povo é acordarem, pegar em armas e lutarem para reconquistar a nação que lhes foi tomada………..não existe solução pacífica nem diplomática quando se lida com Ditadores !!!!

COMENTEM !!!!!!!

Comentários