Oque realmente seria a gravidade ? A teoria da distorção dos espaços.





Bom se alguém conseguir responder a pergunta, vai ganhar o Noble de Física rsrsrs.

Até hoje existem teorias, mas não se sabe com 100% de certeza o porque ou o como.


As explicações que Newton deu (onde supôs a existência de uma força de atração entre todos os corpos, que atuava também à distância), explicava muitas coisas, mas somente a uma determinada escala, como a dos objetos que podemos interagir, para objetos grandes como planetas, existiam algumas falhas, como planetas com orbitas irregulares que as teorias de Newton não explicavam, mas o Einstein conseguiu resolver o problema com sua Teoria da relatividade, mas mesmo assim ainda ficaram muitas perguntas.


As teorias de Newton definem mais a Mecânica Clássica, já a Teoria da Relatividade de Einstein define a Mecânica Relativística, porém, mesma essa teoria levava em conta a interação entre os corpos, a diferença é que na Relatividade a Ação e a Reação não é um fenômeno simultâneo. A Teoria da Relatividade apresenta alguns resultados intrigantes, como a possibilidade de podermos observar um efeito antes de sua causa se certas condições entre observador e observado forem estabelecidas.


Na teoria do Einstein que foi comprovada no Brasil, objetos grandes como o sol por exemplo, distorcem o espaço em torno deles. Na experiencia, eles fotografaram o sol durante o eclise, e calcularam a posição de alguma estrelas, e descobriram que a posição da mesma estava ligeiramente diferente da real, pois no momento que a luz da mesma passa proximo ao sol o espaço em volta do mesmo está distorcido, o que para nós altera sua posicão, pois o que observamos é a penas a luz emitida ou refletida pela mesma.


A relatividade geral adiciona gravidade à relatividade restrita. Ela diz que o espaço e o tempo são uma coisa só. É como se ele fosse uma grande superfície elástica. Planetas colocados sobre essa superfície "afundam" o plano por causa de sua massa ou velocidade. À medida que um satélite, por exemplo, se move na direção de um planeta, ele cai em direção ao astro por causa dessa deformação. Se o espaço-tempo for uma espécie de superfície que se estica com a presença de objetos pesados, isso significa que o tempo passa mais devagar nas proximidades desses objetos.




A distorção na trajetória da luz ao passar perto do Sol ocorre porque existe uma interação gravitacional entre o Sol e a luz. Isso desvia a trajetória da mesma, fazendo com que um observador na Terra tenha uma visão deslocada de uma estrela. Felizmente é possível corrigir tais erros nas observações se o fenômeno observado, no caso a estrela, não estiver sob ação de nenhuma outra interação desconhecida e/ou se a medida da posição não ficar dentro do erro de precisão do instrumento usado na observação.


Muito interessante o avanço que ocorre na ciência, como mostrado acima, todos os dias teorias são criadas e velhos conceitos são derrubados ou reformulados; afinal, entender os mecanismos da natureza e do universo é oque aproxima o homem terreno do seu criador.



COMENTEM !!!!!!

Comentários

  1. A teoria da relatividade geral é válida hoje em dia? Se não, quais falhas são apontadas?

    ResponderExcluir
  2. Claro que é válida, ela é a base da mecanica quantica e explica muito bem os processos microscópicos da matéria.

    O problema é que a teoria clássica é válida para sistemas macros e a teoria quantica para sistemas micros...........o grande desafio da fisica atual é desenvolver uma teoria unica que funcione para todos os casos, macros e micros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário