Entenda a tecnologia utilizada no resgate dos mineiros no Chile



Desde o dia 5 de agosto o mundo tem acompanhado o sofrimentos dos mineiros que estão presos na mina San José – na região do deserto do Atacama – após um desabamento de terra. Os 32 chilenos e um boliviano estão um uma sala de emergência com um espaço limitado a 25 metros quadrados de área e soterrados a 700 metros de profundidade há mais de dois meses.


Devido a possibilidade de novos desabamentos, a única solução encontrada para salvar os mineiros foi perfurar um novo túnel e içá-los. Mas a escavação conseguia avançar, no máximo, dez metros de profundidade por dia. Este é o motivo pelo qual a operação demorou tanto para ser concluída.

Uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena, será responsável pelo transporte dos trabalhadores. A cápsula tem 4 metros de altura, 450 quilos, possui tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia. A subida deve durar cerca de 15 minutos, e o tempo estimado de retirada entre um homem e outro será de uma hora, o que fará com que o tempo total de resgate dure cerca de 36 horas.

Antes de começar a retirada dos mineradores, serão feitos testes para comprovar que a subida da cápsula de resgate é segura. Oficiais da Marinha irão descer para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula.

Também foi decidido que apenas o primeiro trecho do túnel terá revestimento metálico. O local a ser revestido é a zona onde tem a maior probabilidade de queda de pedras, o que poderia dificultar o deslizamento da cápsula que irá transportar os mineiros para fora. “Revisamos isso com vários grupos de geólogos e geomecânicos, chegando à conclusão de que este duto não deve ser forrado de forma completa”, afirmou o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich.

De acordo com ministro, os trabalhadores irão receber alimentação especial trazida dos Estados Unidos e seguirão as dicas da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para a operação de resgate. Ele explicou que a dieta especial deve assegurar que eles mantenham um bom nível de pressão arterial durante a retirada. Além disso, os mineiros estão fazendo uma atividade especial de preparação física para aguentar o resgate.

Ainda como parte da ação de retirada, os mineradores receberão roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos visuais depois de tanto tempo na escuridão.

Após serem retirados do abrigo subterrâneo, os mineradores receberão tratamento psicológico para ajudá-los a se recompor da experiência traumática. No total, os 33 homens permaneceram mais de dois meses soterrados a 700 metros de profundidade. Durante este período centenas de pessoas, organizações e empresas trabalharam para auxiliar na retirada dos trabalhadores.

Em setembro, as equipes de resgate instalaram um sistema de fibra ótica dentro dos túneis para obter sinal de áudio e vídeo. Semelhante com o que acontece em um reality show, os mineiros foram gravados 24 horas por dia. O motivo, segundo os responsáveis, era a segurança. Com os vídeos, as equipes poderiam descobrir rapidamente algum problema, como o aumento do fluxo de água no túnel, por exemplo.

O sistema de gravação também ajudou na comunicação. Familiares puderam ver seus rostos e até receber mensagens dos homens presos. A Nasa, que se juntou à equipe de salvamento em setembro, também afirmou que os vídeos foram importantes para monitorar a variação do estado de ânimo dos mineiros. “Os chilenos estão muito preparados; os mineiros fizeram muito por si, se organizaram para sobreviver”, disse em entrevista à TV Nasa o Dr. Michael Duncan, médico e chefe da missão.

A equipe de especialistas da Agência Espacial Norte-Americana chegou ao local acompanhada de um médico, um nutricionista, um engenheiro e um psicólogo, todos disponíveis para ajudar os mineiros a qualquer momento.

Além de comida e roupa, os trabalhadores também receberam consoles PSP para aliviar a freqüente tensão em que viviam. O uso dos consoles portáteis da Sony foi a maneira que os especialistas acharam para ajudar os mineiros que estavam com sinais de forte depressão.


SORTE A ELES !!!!  COMENTEM

Comentários