É anunciada a descoberta de uma material supercondutor a temperatura e pressão ambiente, o LK-99


Pela primeira vez no mundo, temos notícias de que foi possível sintetizar um supercondutor à temperatura ambiente (Tc≥400 K, 127 °C), operando à pressão atmosférica, com uma estrutura modificada de chumbo-apatita (LK-99), disse o diz o preâmbulo de um artigo científico publicado em um site randômico de pesquisadores da Coréia do Sul. 
No decorrer de numerosos experimentos nessa direção, os cientistas desenvolveram um material supercondutor chamado LK-99, cuja descoberta foi auxiliada por uma observação aleatória. Os cientistas provaram as propriedades supercondutoras do material usando a temperatura crítica (Tc), resistência zero, corrente crítica (Ic), campo magnético crítico (Hc) e o efeito Meissner (levitação em um campo magnético).

A supercondutividade do LK-99 se deve a pequenas distorções estruturais causadas por uma leve contração volumétrica do material (0,48%) e não por fatores externos, como temperatura e pressão. O encolhimento da estrutura cristalina, por sua vez, é causado pela substituição dos íons Cu2+ por íons Pb2+ na rede isolante do fosfato de Pb. A estrutura única do LK-99, que permite manter as menores distorções ao nível da estrutura cristalina, é o fator mais importante que garante a preservação e manifestação da supercondutividade.


Existem tantas expectativas em relação à supercondutividade que não dá nem para acreditar em sua descoberta. Os cientistas caminham em sua direção no escuro há mais de cem anos. A física do processo não é totalmente clara e quais materiais são necessários para isso também é uma grande questão. Cientistas americanos anunciaram algo semelhante há dois anos, mas foram condenados por falsificação e perderam suas publicações nas principais publicações científicas do mundo. A descoberta de cientistas coreanos também será submetida a análises, cujos resultados logo saberemos. Segundo eles, tudo é simples lá e não será difícil montar experimentos de controle.

O problema com a descoberta da supercondutividade “doméstica” é que os pesquisadores sul-coreanos dizem que os físicos eram limitados em sua compreensão do fenômeno. Os pesquisadores fizeram a descoberta usando termodinâmica estatística baseada na teoria dos fluidos. Segundo a hipótese, era necessário limitar o número de estados eletrônicos – na verdade, trazê-los para unidimensionais. Ao mesmo tempo, as interações elétron-elétron devem ser suficientemente frequentes para que os elétrons tenham as propriedades características de um líquido.


Se for real, as duas principais implicações que eu vejo nisso ai são: 

Computador quântico "industrial" vai ficar muito mais fácil de fazer. Computador quântico "pessoal" se torna uma possibilidade elevando ainda mais a capacidade computacional de tarefas diárias e triviais.

Redes de transmissão de energia elétrica vão ganhar novas configurações e a eficiência energética de todo o mundo vai aumentar consideravelmente (lembrando que entre 10 e 20% de toda energia gerada atualmente é perdida durante a distribuição, perda que com um supercondutor não aconteceria).


O futuro promete, e com essa tecnologia se tornando realidade, será o próximo passo da nova revolução industrial e tecnológica............se a humanidade não se aniquilar antes disso.

COMENTEM !!!!!!!!!!!!

Comentários