Explosão em Beirute - Oque causaria uma explosão dessa magnitude

Terça feira, dia 04 de agosto de 2020, acaba de ocorrer uma explosão catastrófica na zona portuária de Beirute, no Líbano. Os mortos vão crescendo e os feridos não param de aumentar, as ruas parecem zonas de guerra uma vez que a onda de choque foi proporcional a uma explosão atômica.
Ninguém sabe, na verdade, oque ocorreu e que material estava armazenado nos navios ou no porto, porém trabalha-se inicialmente com um acidente.


Primeiramente cogitou-se que um navio carregando fogos de artifício teria se chocado e provocado a explosão, mas tamanha potencia não seria condizente com meros fogos. O que então seria capaz de provocar uma explosão desse nível ? Vamos analisar as substancias que poderiam estar por trás dessa catástrofe:

1. TNT

O trinitrotolueno, ou TNT, é um dos explosivos mais populares e poderosos que existem. O químico alemão chamado Carl Häussermann descobriu que o material era explosivo 30 anos depois do ser humano desenvolver ele.
Ele não explode naturalmente, sendo que precisa ser acionado para explodir e é o mais usado em detonações programadas, por ser um dos explosivos mais fáceis de manusear.
Seria necessário mais de 1 tonelada de TNT para provocar uma explosão da magnitude observada em Beirute.
2. RDX

Ciclotrimetilenotrinitramina, ou RDX, é um explosivo baseado na interação de ligações entre átomos de nitrogênio, muito semelhante ao TNT. Quanto mais dessas ligações instáveis, maior o poder de explosão. Ele é mais potente que o TNT, porém, também é muito usado em explosões controladas.
Tem um potencial destrutivo semelhante ao TNT, portanto, também seria necessário uma grande quantidade de material armazenado.

3. TATP

Triperóxido de triacetona, ou TATP, é uma explosão potente advinda das ligações de átomos de oxigênio fracos e instáveis, ao contrário das substancias acima que utilizam a liberação de energia das ligações nitrogenadas. Diferente dos demais, ele pode detonar sozinho, uma vez que as ligações de peróxidos são mais instáveis naturalmente, tudo vai depender se acontecer algum choque mecânico nele ou algo do tipo. Ele é tão perigoso, que tem o apelido de “Mãe de Satã”.

4. PETN

O PETN, ou tetranitrato de pentaeritrina, possui uma grande quantidade de nitroglicerina (também usado para dinamite). Ele é um explosivo mais raro de ser usado, uma vez, que seu material é custoso de ser produzido e é necessário um laboratório equipado e químicos bem capacitados.
É mais poderoso que os explosivos nitrogenados citados anteriormente uma vez que o composto químico possui uma quantidade maior de ligações nitrogenadas
Ele foi bastante usado durante a Segunda Guerra Mundial, e hoje, em testes de explosões nucleares controladas

5 – AZIROAZIDA AZIDA

Esta é a substância explosiva mais potente já criada pelo homem (fora as substancias atômicas). Ele possui 14 átomos de nitrogênio, ligados entre si e muito instáveis. Esse tipo de substância não é encontrada na natureza, sendo exclusivamente criada pelo homem. Se a PETN já era custosa de se produzir, imagine agora um composto com vários átomos de nitrogênio ligados entre si através de ligações triplas altamente energéticas.
Ele é tão perigoso, que qualquer contato com ele pode causar uma grande explosão. Por isso, são usadas pequenas quantidades apenas para testes, uma vez que é extremamente perigoso a produção em massa desse tipo de composto químico, como também seu armazenamento e transporte.


Pois bem, certamente algum desses compostos estão envolvidos nessa explosão, ou ao menos, algum composto nitrogenado...............aguardem e me cobrem rsrsrsrs

COMENTEM !!!!!!!!!!!!!!!

Comentários

  1. Um prazer descobrir seu blog kkk dizem q foi nitrato de amônia,ou será o Mossads?

    ResponderExcluir
  2. O alto comando militar norte americano diz que provavelmente isso realmente não foi acidental.......vamos aguardar pela "pericia isenta" das forças armadas da região.
    Obrigado por comentar, e ajude a divulgar rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário