A Ascensão do Império Otomano - Uma ótima série histórica da Netflix

O Império Otomano, como vários impérios do oriente, oriente médio, nunca foram muito explorados nas obras televisivas. Temos muitas séries e filmes que mostram as histórias e batalhas de Impérios Ocidentais Europeus, como Roma, Grécia, Grã Bretanha.......; sendo assim, é muito interessante conhecer melhor esse, que foi um dos maiores impérios do mundo antigo, dominando grande parte do oriente médio e a inexpugnável cidade de Constantinopla, que iria cair apenas com o fim da primeira guerra mundial, dando origem a Turquia e a cidade de Istambul (a sempre gloriosa Constantinopla).

A série da Netflix mostra exatamente isso, a tomada de Constantinopla pelo sultão Mehmed II; fato que era considerado quase impossível, pois nunca a cidade foi invadida em sua história. Nessa época, Constantinopla era uma cidade Romana, a capital de Roma no oriente, e era considerada inexpugnável graças a sua muralhas fortificadas circundando toda a cidade e um porto estrategicamente localizado em um dos extremos da cidade.


O sultão Mehmed II, apesar de muito jovem, acreditava no seu destino de ser uma grande conquistador, e sonhava com o dia em que conquistaria Constantinopla e a tornaria a capital de seu império, a nova Roma Islã, como costumava falar. Nem seus paxás (ministros), acreditavam no seu sonho, mas ele era guiado por pura inspiração.

Apesar do exército Otomano ser um dos mais temíveis da época, com soldados bem treinados, canhões enormes de longo alcance (um dos primeiros utilizados em guerras) e os terríveis Janizaros (tropas de elite do sultão), Constantinopla contava com várias muralhas enormes paralelas e vários soldados genoveses, muito bem treinados. 

Tratando especificamente da série, é composta de 6 episódios, e são bem dinâmicos e muito bem feitos, dignos de uma superprodução. As cenas de batalha são excelentes, como também, o figurino e a fotografia.............tudo muito bem representado. Em alguns momentos, historiadores comentam algumas passagens históricas, dando características de documentário, em certas cenas. É uma série rápida de assistir e nada cansativa; ideal para um final de semana.

O final todos já sabem rsrsrsrs, os Otomanos conquistam Constantinopla e fundam a capital do Império, nomeando-a como Istambul. Um império que prosperaria e dominaria um vasto território, várias regiões do oriente médio e uma grande parte do norte da África. O Império Otomano só cairá com a primeira guerra mundial, onde, aliás, vários impérios caíram ao final da grande guerra (Império Russo, Império Austro-Húngaro, Império Alemão....).

Atualmente, o Império Otomano originou a Turquia, a cidade de Istambul ainda está lá, e muito da antiga Constantinopla ainda está preservada, como a magnifica basílica de Santa Sofia (Hoje a mesquita de Santa Sofia, já focada ao Islã). O sultão Mehmed II entrou para a história e ficou conhecido como Mehmed o Conquistador.


PARA UM IMPÉRIO SURGIR, OUTRO DEVE CAIR...........COMENTEM !!!!!!

Comentários