O dia em que a marinha do brasil enfrentou um cardume de golfinhos em plena primeira guerra mundial - A Batalha das Toninhas
Estamos nas primeiras décadas dos anos de 1900 e a Europa já se encontrava em ebulição, vários impérios buscavam cada vez mais a expansão territorial e foi assim que o Império Alemão (sim, sempre eles rsrs) se uniu ao Império Austro-Húngaro em busca da dominação da Europa.
Tudo parecia muito distante nas terras tupiniquins, o Brasil não era um país industrializado e mal possuía um exército organizado, porém possuía rotas comerciais com vários países europeus, por isso vários barcos brasileiros navegam pelo Oceano Atlântico.
O Império Alemão não estava nem aí para ninguém e atacava qualquer embarcação que visse pela frente, inclusive as brasileiras............e foi aí que o Brasil resolveu participar, de maneira modesta na verdade, da primeira grande guerra mundial.
Nosso país participou primeiramente com o envio de médicos para a Europa, mas também enviou alguns navios da marinha brasileira. Os navios brasileiros tinham sido enviados para colabora com os bloqueios e ajuda nos esforços de guerra.
Acontece que os militares brasileiros não eram muitos organizados e estavam meio perdidos no papel que iriam desempenhar; quase metade da tripulação morreu primeiramente de gripe espanhola, e os que restaram foram enviados em uma missão importantíssima no estreito de Gibraltar, região onde vários submarinos alemães rondavam o canal e atacavam embarcações inglesas.
O cruzador Bahia foi então deslocado e estava próximo ao estreito de Gibraltar, próximo ao local onde o encouraçado HMS Britânia tinha sofrido um ataque de submarino, com isso um alerta foi enviado para as unidades na proximidade.
Com o avanço da noite, misturado com stress e medo dos soldados, um dos vigias avistou o que parecia um periscópio de um submarino, com isso ele acionou o alarme do navio, os soldados foram as armas e dispararam para a possível posição do submarino................porém logo as águas se tingiram de vermelho !!!!!!
Muito perspicaz, os militares não entenderam muito bem, afinal, submarinos não sangram (rsrsrsrs), e após a aproximação do local, avistaram vários cardumes de toninhas (espécie de golfinhos nativos do mediterrâneo). Não foi uma luta muito justa, afinal as pobres toninhas não revidaram.......
Após o trágico ataque, a fragata brasileira retornou para receber novas ordens mas a guerra já havia terminado...........provavelmente o Império Alemão se rendeu visto o massacre que os marinheiros brasileiros executaram contra as valentes toninhas kkkkk.
Esse episódio ficou conhecido como a "batalha das toninhas"......ao menos os médicos enviados para a Europa foram mais úteis, como também a participação do exercito brasileiro na segunda guerra mundial (essa sim digna de aplausos e bravura).........mas esse é uma outra história.
COMENTEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comentários
Postar um comentário