Nintendo Switch - Esclarecendo as dúvidas para quem quer comprar o novo console da BigN

Resolvi fazer esse post para esclarecer várias duvidas que tinha sobre o console e também para expor minhas opiniões sobre esse híbrido da Nintendo, que adquiri recentemente. Primeiramente eu nunca tive um console da Nintendo; comecei com a Sega, depois Playstation e por ultimo o Xbox, porém sempre tive muita curiosidade sobre os exclusivos da gigante japonesa, como Mario, Zelda, Metroid....
Você, leitor, está em dúvida sobre a possibilidade da compra desse novo console ? Citarei então cinco pontos fortes e cinco pontos fracos que serão importantes para a decisão; são características que eu não encontrei facilmente nas análises de grandes sites especializados em jogos eletrônicos, então vamos lá:

PONTOS FORTES

1. Console Híbrido

Aqui está o grande diferencial do console, se a pessoa gosta de portátil, não pense duas vezes, compre. A possibilidade de jogar jogos AAA e exclusivos imbatíveis da Nintendo em qualquer lugar já vale a compra. Cansou de jogar na tela do portátil ? Coloque o console na base conectada a uma televisão e passe a jogar instantaneamente na tela gigante de TV. Essa foi a grande sacada de gênio de Nintendo, nenhum console tem essa praticidade.

2. Jogos exclusivos que só é possível de se jogar no Nintendo Switch

Outro grande trunfo..........quer jogar Mario, Zelda, Pokemon, Fire Emblem, Mario Kart, Bayonetta, Smash Bros, Xenoblade, Metroid, Splatoon, Donkey Kong, dentro outros? Não tem jeito meu amigo, só é possível no Switch. Os exclusivos da Nintendo são imbatíveis e vale lembrar que Zelda foi o vencedor de jogo do ano seguido de Mario Odissey no ano de seu lançamento.



3. Portátil mais poderoso da geração

Se você gosta de portátil, esse é o seu console. A seguir as especificações:
- CPU ARM Cortex-A57 com clock de até 2 GHz, GPU Maxwell de 2ª geração (traduzindo, um Tegra X1 customizado), 256 núcleos CUDA a até 1 GHz, 1.024 flop/ciclo (1 teraflop/s no clock máximo);
- 4 GB de RAM a 25,6 GB/s, com VRAM compartilhada;
- 32 GB de espaço de armazenamento com taxa de transferência máxima de 400 MB/s entre o console e os cartuchos;
- portas USB 2.0 e 3.0;
- display IPS de 6,2 polegadas com resolução HD (237 ppi), com tela capacitiva sensível a 10 toques simultâneos;
- saída 1080p a 60 fps ou mesmo 4K a 30 fps.
Vale destacar a resolução de 720p na tela do portátil (ótimo para a tela pequena) e 1080p na tela da TV (padrão da industria atual).
Quer jogar Dark Souls, Skyrim, The Witcher 3, Doom, Mortal Kombat 11, Diablo 3, dentro outros titulos AAA em qualquer lugar onde for ? ..............só no Switch. 


4. Sistema operacional ágil e eficiente

Isso mesmo, o sistema operacional é bem simples, porém extremamente rápido. É apertar o botão e o Switch já liga, sem loadings, atualizações sem fim e carregamentos. O console é feito para jogar, então, inicie um jogo e ele carrega instantaneamente, é tudo muito rápido. Para mim isso foi uma grande vantagem, visto o xbox one, onde a cada semana tem uma atualização gigante para baixar.....

5. Joycons eficientes e diferentes de todos os outros controladores concorrentes.

O controle do Switch é realmente diferenciado. eles se encaixam facilmente no portátil como também no suporte do controle para se transformar em um controlador tradicional. Pode ser utilizado separadamente como dois controladores e tem sistema de vibração independentes, como também, sensores de movimento.

PONTOS FRACOS

1. Console menos poderoso da geração

Se você preza por gráficos ultra realistas, resolução 4K e toda essas tecnologias que os jogadores de PCs gamers estão acostumados; este console não é para você. O Switch é mais fraco do que o Xbox One e PS4. O Switch atinge 1 Teraflops de poder gráfico enquanto o Xbox One atinge 1,3 o PS4 1,8 o PS4 pro 4,2 e o Xbox One X 6 Teraflops.

2. A Nintendo não está oficialmente no Brasil

Aqui talvez seja o maior revés do console.  A Nintendo até tem uma loja online brasileira, mas é bem precária, não sendo possível acessar direto pelo console, apenas pela internet. Devido a isso também, os jogos são mais caros do que os concorrentes, como também todos os produtos da Nintendo.
Vale lembrar que o console não tem trava de região, então você pode entrar nas lojas de outros paises e comprar através de um cartão de crédito internacional; o jogo funcionará normalmente não importa aonde for adquirido.
Cabe salientar que o preço de jogos AAA da Nintendo é 260 reais, porém sempre acontece alguma promoção nas lojas online (Durante a E3 desse ano, varios jogos AAA de 260 reais passaram a custar 150 reais, um preço justo ao menos).
Os jogos da Nintendo também não são localizados em português, portanto, se você não entende inglês..............passe longe do console.



3. Memória Interna pequena. Apenas 32 GB

O Switch vem com uma memória interna de 32 GB, oque é pouco, porém a maioria dos jogos AAA do console possuem em média entre 5 e 10 Gb de tamanho (Mario ocupa um pouco mais de 5GB), oque é muito pouco se comparado com os outros (Halo 5, ocupa mais de 100 GB).
Vale lembra que é possivel comprar uma cartão microSD de 120 GB por uns 100 reais, porém isso já deveria vir de fábrica em sua memória interna. Bola fora da Nintendo.

4. Rede online precária e paga

O sistema online da Nintendo é o mais simples e sem recursos se comparado aos da concorrencia. Não existe chat online, ou seja, não há como conversar com alguem da sua lista de amigos, não existe um plano de jogos gratuitos (como a Xbox Live, Game Pass, EA Acess), não existe conquistas / troféus nos jogos e loja online brasileira não é acessível pelo console. Não temos ainda Netflix nem um navegador de Internet integrado ao sistema operacional.
Ao menos a conexão é estável e rápida (nunca tive problemas em jogos online) e temos o Youtube, como também vários canais de noticias e jogos da Nintendo.

5. Acessórios comprados a parte

Você quer um controle mais tradicional e semelhante aos da concorrencia ? Compre um caríssimo pro-controle da Nintendo.
Quer mais espaço interno para instalar os jogos na memória ? Compre um cartão MicroSD
Não gosta de Wi-fi e quer conectar seu console a internet por meio de cabo ? Compre um adaptador USB para isso
Quer proteger a tela do portátil da constante remoção do Dock ? Compre uma película de Vidro protetora
Percebeu ? São vários acessórios que poderiam ter vindo junto com o console base, salientando ainda que os periféricos da Nintendo são caríssimos aqui no Brasil.


Este foi um breve resumo, que com certeza irá ajudar na compra ou não do console.........na minha opinião, vale muito a pena, a pesar dos pontos fracos, Nintendo é Nintendo, e ninguém faz jogos como a grande gigante japonesa.

COMENTEM !!!!!!!!!!!

Comentários