Diziam os sábios............a informação e o conhecimento é a maior arma do ser humano; isso não podia ser mais verdade do que nos dias atuais.
Informações pessoais, referências e gostos íntimos, dados econômicos, praticamente tudo sobre o cidadão pode ser pesquisado facilmente pela Internet, através de sites buscadores ou redes sociais. O ser humano nunca foi tão exibicionista como nos dias atuais; com a tecnologia na palma da mão é fácil registrar todos os momentos com fotos, propagar pensamentos e publicar tudo na rede mundial para que todos vejam e "curtam" o individuo.
É uma busca constante de auto-afirmação, e isso é bem próprio do ser humano, as tendências de modismo expressa exatamente isso..........não basta ser, devemos parecer e vestir uma máscara para que a sociedade nos aceite e ache que temos uma vida perfeita; na Internet todos somos bonitos, felizes e perfeitos.........quase sempre nada é assim.
Com toda essa informação disponível somos cada vez mais vítimas dos conhecidos hackers especializados em engenharia social, e essa técnica se mostra uma das mais poderosas hoje em dia. Qual a maneira mais fácil de obter a senha do cartão de uma vítima ? Alguma informação confidencial ?.......certamente é obte-la da própria vítima.
Primeiramente vamos falar de senhas; é claro que mais de 90% das pessoas utilizam senhas de baixa segurança (datas de nascimento da pessoas ou parentes, nomes de familiares, datas comemorativas e importantes para a pessoa). Isso é natural porque uma senha deve ser fácil de lembrar; só existe um problema; uma rápida pesquisa na Internet pode revelar a maioria dessas datas e nomes e uma pessoa que sabe o que procura pode quebrar a maioria dessas senhas muito rapidamente. Muito mais rápido do que utilizar em programa quebrador de senhas com testes de força bruta que pode demorar semanas ou meses......
Informações confidencias podem também ser obtidas da mesma maneira, e muito pior que isso, é possível obter a confiança da pessoa através de falsas preferências em comum, onde o atacante finge ser uma pessoa que não é, e consegue da vitima a própria informação diretamente da fonte.
Outra forma de obter informação, que muita gente não se preocupa, é o lixo. Isso mesmo, um método muito eficaz é literalmente vasculhar o lixo da vítima; e vocês iriam se surpreender com a quantidade de informação relevante que pode-se obter com essa técnica. Atualmente tudo é documentado, a burocracia é enorme e produzimos uma quantidade imensa de papel (informação).
Informações bancárias, números de documentos pessoais, endereços, telefones, informações profissionais...............geralmente está tudo lá e nós nem nos importamos com oque estamos tornando público ao despejar essas informações quando as jogamos no lixo.
Ficar popular, mostra-se para a sociedade como uma pessoa legal, "descolada", sempre foi uma ânsia do ser humano, mas quem tem um mínimo de conhecimento de tecnologia da segurança não pode cometer esses erros básicos; na verdade, quem entende de informática e de inteligência em crimes cibernéticos não tem Facebook, Instagram, nada disso.............quanto mais anônimo melhor !!!!
COMENTEM !!!!!!
Comentários
Postar um comentário