A escalada da violência em SP, a que ponto chegamos


Primeiramente, pensei muito antes de escrever sobre esse tema porém esse é um assunto muito sério e que não pode deixar de ser comentado e discutido, afinal antes de tudo, sou morador de São Paulo e a situação aqui está muito séria e preocupante. Não vou escrever esse post para denunciar nada e nem ninguém  vou apenas citar fatos e deixar para que vocês leitores comentem e tirem suas próprias conclusões.

A explosão de violência na capital teve inicio em meados de julho desse ano, onde o numero de homicídios começaram a aumentar e a morte de policias tiveram um aumento fora dos padrões normais. Além de mortes de autoria desconhecida, inúmeros crimes de vandalismo também aumentaram como o incêndio a ônibus coletivos, roubos a joalherias e a bancos e caixas eletrônicos.

Os índices de violência só foram aumentando de lá para cá, as ações dos criminosos organizados em grupos foram se tornando cada vez mais frequentes e muito pouca coisa foi feita para realmente resolver o problema. Vamos agora citar cinco fatores que acredito que sejam os principais para o aumento da criminalidade:

1- Leis Penais Ultrapassadas

O nosso código penal é antigo e não atende as exigências atuais das grandes cidades. As penas são muito brandas e existem muitos dispositivos que favorecem o criminoso e desfavorecem a vítima. Dentre eles podemos citar a progressão de pena, os vários indultos (dias dos pais, natal, dia das mães....), a possibilidade de pagar fiança e responder em liberdade, a demora do julgamento e de todo processo penal, as inúmeras possibilidades de recorrer de uma sentença.......Resumindo, o processo de prisão pode demorar anos e quando acontece (e o sujeito não sumiu durante toda essa demora) o marginal fica um ou dois anos em regime fechado e já pode sair para as ruas, voltando ao que sabe fazer melhor, cometer mais crimes.


2 - Sistema Prisional Falido

Todos sabem que o sistema prisional não recupera ninguém  ao contrário, é uma faculdade do crime, pois o marginal entra em contato com verdadeiros profissionais aprendendo todos os meandros da criminalidade. A corrupção rola solta, e a entrada de celulares fazem com que os presídios se tornem verdadeiros centros de comando para as facções criminosas. Visitas intimas, quatro refeições ao dia, celular a vontade, direito a trabalho e salário no final do mês, direito a assistência jurídica que muitas vezes são falsos advogados que transmitem suas ordens para o mundo exterior...........Aposto que a maioria dos trabalhadores desse país não tem os direitos nem a vida que esses marginais tem.

3 - Polícia Desmotivada e sem Estrutura

A principal força do estado para combater os criminosos é a polícia, eles são a linha de frente e devem dar a resposta para a população imediatamente através de ações ostensivas preventivas e repressivas como também a investigação e apuração dos fatos, dando ao poder judiciário bases legais para que os criminosos sejam julgados e presos através das provas de autoria e materialidade apresentadas no Inquérito Policial.
Pois bem, não existe funcionário motivado se a empresa em que ele trabalha não lhe dá incentivo financeiro (salários desfazados a mais de 10 anos e constantes perdas devido a inflação, plano de carreira inexistente onde a promoção acontece raramente, quando acontece) nem lhe proporciona meios para que o serviço aconteça de maneira correta (delegacias que nem abrem a noite nem nos feriados, falta de funcionários em todos os setores, equipamentos desfazados). Tudo isso leva a um funcionário desmotivado, sem perspectiva de crescimento dentro da carreira, e funcionário desmotivado gera mal atendimento à população.


4 - Governo Não Participativo e Despreparado

Em São Paulo, temos o mesmo governo a mais de 10 anos, e como já foi provado em diversos países, a rotatividade do poder é necessário e fundamental para o correto funcionamento da democracia. Nosso governo demonstra total despreparo quando aparece em entrevistas dizendo que não existe facção criminosa em SP, que o número de homicídios em SP esta dentro da normalidade para o tamanho de nossa população (mais de 10 homicídios por noite dá em um ano mais de 3.600 mortes violentas, nem guerra mata tanto..), que os policias estão preparados (basta olha os semblantes dos policias para ver que estão com medo, sem proteção e abordando violentamente qualquer um, afinal, são pais de família e também tem medo de morrer como qualquer cidadão). Essa semana, um dia depois de o governador de SP afirmar que os assassinatos estão diminuindo, a Grande São Paulo teve 15 mortes em 17 horas, quase o dobro da média diária..............oque esperar disso?



5 - População Alienada e Passiva

Pois é caros leitores, a culpa não cai toda só no governo e nos poderes públicos, afinal, o poder vem do povo e emana do povo. A população Brasileira de um modo geral é muito passiva, aceita tudo sem questionar e nada faz para que as coisas mudem e acabam acostumando com a miséria e pobreza e vão vivendo a vida como podem, contanto que recebam sua bolsa família, que assistam seu futebol no fim de semana e que saibam quem matou o Max em uma produção televisiva qualquer. Em época de eleição, acham bonito e engraçado votarem naquele cantor famoso, naquele comediante engraçado e naquela candidata gostosa que dança bem. Sabem como ninguém reclamar dos políticos e funcionários públicos mas são os primeiros a furarem fila no supermercado, a fazerem baderna nos finais de semana não respeitando seus vizinhos, a tirar vantagem de pessoas mais simples e pouco esclarecidas e a desrespeitar as leis dirigindo embriagado e furando blitz que a policia monta; afinal, todos aqui só tem direitos e ninguém tem deveres.


Em resumo, são esses fatores que levam ao ponto em que estamos hoje, a situação a cada dia piora mais, e não se enganem se os números de homicídio diminuírem  pensando que na situação encontra-se sobre controle............os marginais não são bobos e sabem que em um confronto direito eles só tem a perder; o melhor para eles é agirem como sempre agiram, na surdina, sem muita audiência e tomando cada vez mais o poder com o dinheiro do tráfico.

Enquanto não começarmos realmente a mudar esses 5 fatores que citei acima a situação só tende a piorar, e sinceramente.............não vejo perspectiva ou desejo político de querer essas mudanças não.

  
                                                           COMENTEM !!!!!!!!!!!!!!

Comentários