Donnie Darko, um filme sobre viagem no tempo que todos devem assistir


Estou eu aqui novamente, caros leitores; estive meio fora do ar nesse mês pois me casei (com o grande amor da minha vida) e viajei com a patroa na primeira semana do mês. Pois bem, neste final de semana, voltando de viagem e de toda a correria, resolvi ficar de boa no sofá rsrss e assinei o Netflix.

Me surpreendi pela quantidade de conteúdo e seriados que o negócio disponibiliza para assistir, realmente é muito bom e recomendo fortemente para quem gosta de cinema e boas séries de TV. (afinal a TV aberta brasileira não dá mais para assistir tamanha a mediocridade que nossa programação virou).

O fato é que dentre vários filmes disponíveis um me chamou atenção; seu nome, DONNIE DARKO. Trata-se de um filme meio underground que não foi muito divulgado e que não teve atenção nenhuma da mídia (afinal, se não tem nudez, sexo, pornografia, tiros, sangue........não interessa mesmo para a grande massa). Já tinha ouvido falar dele através de um colega que gosta muito de ficção científica e filmes que nos fazem pensar (valeu pela dica Jamil rsrs), e realmente o filme é diferente da grande maioria.



Falei sobre o filme a seguir e caso não o tenha assistido ainda não prossiga na leitura, assista o filme e depois volte aqui para comentar.

É um filme cujo ápice é o sacrifício do anti-herói, Donnie Darko. Aborda também temáticas como viagem no tempo e teorias de física quântica somadas às críticas em relação à igreja, o relacionamento familiar, a falta de preparo das instituições de ensino e a professores déspotas que impõe uma ideia sem notar o quão alienados e inerentes às regras da sociedade estão.

Donnie Darko. Um adolescente recluso, confuso e esquizofrênico com problemas constantes na escola, além de ter uma relação isolada perante sua família, que o manda para terapia. Nas terapias, ele conta sobre o amigo imaginário Frank (um coelho macabro gigante). Começa em 2 de outubro de 1988. A partir desse período, precisamente em 28 dias, 6h, 42 minutos e 12 segundos, o mundo acabará. Donnie Darko encontra uma maneira de prever o futuro e viajar no tempo. Ao fim, ele consegue, através do sacrifício próprio, mudar o destino.

Cientificamente, com o conhecimento teórico de física que temos hoje, não seria possível viajar para o passado. Por que? A regra universal: o EFEITO deve acontecer após a CAUSA. Viajar para o passado seria dar possibilidade para acontecer o PARADOXO (contradição) e fazer com que o EFEITO acontecesse antes da CAUSA.

Viajar para o futuro demandaria abrir o chamado buraco de minhoca, um túnel que serviria de atalho para viajar pelas 4Ds (tal buraco existe mas é invisível ao olho humano, logo, o desafio seria aumentar o tamanho de um deles); a outra possibilidade para viajar para o futuro seria pegar uma nave que alcançasse quase a velocidade da luz.

De acordo com Einstein, se você ficar perto de algo que tenha uma quantidade de massa incrivelmente grande, esse objeto conseguiria afetar o tempo fazendo com que ele passasse mais lentamente em relação a alguém que estivesse mais afastado.

Levando em conta isso. Acredito que Donnie fez o impossível.


Ele encontrou uma forma de criar um buraco de minhoca e enxergar através dele o que iria acontecer. Ele enxergou que sua namorada Gretchen Ross seria morta pelo coelho Frank, que na verdade era o namorado de sua irmã. Percebeu assim que a única forma de mudar tudo e fazer com que o mundo fosse melhor, seria se sacrificando, pois se não tivesse conhecido a garota, ela não morreria.

Ele encontrou uma forma de abrir o buraco de minhoca perto do avião que estava indo para Los Angeles com as Sparkle Motion. Por quê? Era a nave que precisava, embora estivesse longe de atingir a velocidade da luz. O buraco se abriu e na turbulência do avião, uma das turbinas entrou no buraco viajando para o passado e matando Donnie que escolheu ficar deitado no quarto.

Várias questões ficam abertas no filme e não são explicadas diretamente

O paradoxo: O efeito que no caso foi a queda da turbina sobre Darko, aconteceu antes da causa: abertura do buraco de minhoca. Se Darko morreu antes da abertura do buraco, quem abriu o buraco??

Outro ponto intrigante. Roberta Sparrow viajou no tempo também. Tanto que escreveu o livro A Filosofia da Viagem no Tempo. O fato dela abrir a caixa de correios todos os dias, era porque esperava a carta de Donnie. Ela já sabia. Teria sido ela quem abriu o buraco de minhoca que culminou com a morte de Donnie? Se sim, qual seria o objetivo dela???


Uma possível explicação para os eventos surgem de várias teorias encontradas na net, uma delas me chamou a atenção:

A sacada principal do filme é que existem dois universos: o “universo primário” que é esse que nós conhecemos e o “universo tangente” que é como se fosse uma réplica do nosso universo, que surge toda vez que “artefato” (no caso a turbina do avião) de origem desconhecida aparece no universo primário (turbina do avião no caso). Ou seja, o universo tangente só existe em um curto período de tempo, e apenas para receber esses “artefatos” de origem inexplicável, e ele irá entrar em colapso se o “artefato” não voltar seu universo primário. No caso, Donnie é apenas usado para trazer esse artefato ao universo primário e salvar a todos do colapso do universo tangente, pois ele é instável como dito antes. Além disso, as pessoas que morrem dentro de um universo tangente podem se contactar com o “escolhido” (no caso o Donnie) para tentar salvar nosso universo primário, é o caso do Frank que morre no final no filme, que na verdade já estava morto desde que a turbina caiu na casa de Donnie.

Então na verdade todas essas premonições do futuro que Donnie tem são apenas “armadilhas” para que ele tome de volta a turbina do avião para seu universo de origem, evitando assim a colisão do universo tangente e salvando todo mundo. Detalhe que quando ele voltou no tempo ele se sente feliz por ter salvo a todos, e apesar de ser diretamente o responsável por salvar o universos primário, todas as pessoas ao seu redor que estiveram no universos tangente, tem lembranças através de sonhos de tudo que aconteceu, alguns sendo atormentados (Jin Cunnigham, professora de Educação Física) e outros se sentindo aliviados (Cheritta, o professor de física e sua esposa, Frank, etc.), isso explica por que no final do filme todos aparecem como se tivessem “lembrando” de tudo mesmo depois do tempo ter sido retrocedido.


O filme realmente nos faz pensar e por isso é tão interessante, não é como a maioria que nos apresenta uma história linear e que explica toda a história; em Donnie Darko, podemos teorizar sobre as várias possibilidades no final pois nada é apresentado diretamente e sim muito sutilmente, é o tipo de filme que temos que assistir mais de uma vez e cada vez que assistimos descobrimos coisas novas, realmente fascinante.

                                

COMENTEM !!!!!

Comentários

  1. Luiz, eu procurei o filme para comprar e só achei o seguinte título: "S. Darko - Um Conto de Donnie Darko"
    Não são os mesmos, né?!

    ResponderExcluir
  2. Não são os mesmo não. Se vc quiser comprar o filme Mi, da uma olhada nas lojas americanas; a um tempo atrás estavam vendendo o filme na versão Blue-Ray por um preço muito barato.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Luiz! Acabei de achar! Vou assistir, depois volto pra comentar. ;)

    ResponderExcluir
  4. Ok Mi, se vc gosta de filmes que te fazem pensar vai adorar esse rsrss.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu não entendi direito: o fantasma do frank salva o Donnie seu futuro assassino?
    Pra salvar Donnie presisa ser morto por Donnie e pra ser morto por Donnie presisa salvar-lo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma questão de paradoxo temporal, o universo primário não pode ser mudado, por esta razão o Donnie precisa ser salvo no universo tangente para não provocar um colapso paradoxal. E o Frank deve cumprir essa missão, um tanto quanto suicida rs

      Excluir

Postar um comentário