O desempenho do Brasil nas olimpíadas de Londres. Somos realmente um país olímpico ?


Mais uma olimpíada se foi e novamente a maior celebração do nosso planeta deixa saudades. Não foi novidade nenhuma as grandes potencias do planeta se sobrepujarem sobre as nações menos estruturadas e organizadas, pois o esporte é o reflexo de uma nação saudável e economicamente forte e estruturada.

Para formar um atleta de nível olímpico que tem a possibilidade real de ganhar uma medalha é necessário um forte investimento na prática esportiva desde a infância, mas não apenas no esporte. Uma boa assistência à saúde  uma boa alimentação para as crianças do país são fundamentais para o desenvolvimento de campeões no futuro; uma boa educação dá a base para o treinamento competitivo que requer organização e uma mente privilegiada para focar na competição e tirar 100% da capacidade do corpo humano.

Esclarecendo esses aspectos, chegamos a conclusão que o quadro de medalhas de uma olimpíada não reflete apenas um dado meramente esportivo e sim mostra o grau de desenvolvimento de uma população em geral.


Os EUA, como sempre, foram os primeiros colocados no quadro de medalhas. Não é novidade nenhuma, pois todos sabemos que a maior potencia do planeta possui com excelência os principais pilares para o desenvolvimento de atletas: saúde, educação, qualidade de vida e investimento pesado em esporte desde a infância até o faculdade.

A China mostrou mais um vez que não está para brincadeira, e vem mais uma vez demostrando que já é um dos países mais importantes e fortes do planeta. Com uma economia que mais cresce no mundo, vem investindo forte em sua juventude, e um pais que investe em seus jovens tem um futuro grandioso e garantido.

Mas e o Brasil ? O dito país do futuro ? O gigante que despertou ? 

Bom, se a China realmente mostrou a que veio, o Brasil continua engatinhando perante as potencias de primeiro mundo. Com 3 medalhas de ouro e classificado em 22 lugar, mostra como o governo leva a sério o desenvolvimento de nossas crianças. 


Nosso governo só investe em esportistas já formados, que sabem que vão ter retorno e algum tipo de resultado, porém o investimento necessário se dá nas fases iniciais do esportista, sem esperar retorno financeiro e imediato, para que dentre centenas de crianças surja uma ou duas com potenciais olímpico.

Outro grande problema que vejo em nosso país é cultural, ou seja, o fato do Brasileiro só dar valor a um único esporte (o futebol é claro) e desprezar completamente os outros, só lembrando deles em épocas como esta, de olimpíadas. Se todos os nossos jovens só praticarem futebol e sonharem apenas em ser um jogador de futebol só conseguiremos mesmo ser bons um futebol (e olha que nem isso estamos conseguindo ser bons hoje em dia).


Vale lembrar que a próxima olimpíada será aqui em nosso país, mas se nem investimentos de infraestrutura (transporte público, saúde, educação e segurança) nossos governantes conseguem viabilizar, imaginem investir em crianças onde a maioria não vão dar lucro nem vantagens imediatas para nossos políticos ? Pois é, continuemos sonhando com o país do futuro...........um futuro que nunca se transforma em presente. 


                                                                      COMENTEM !!!!!!!

Comentários

  1. Você tem toda razão. Espero que nossos governantes
    possam realmente ver o nosso país com outros olhos em relação aos demais esportes e parassem de ver o Brasil como só "futebol"!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário