Os amantes do automobilismo vão de fórmula Indy esse ano? Conheça a diferença entre a fórmula 1 e a fórmula Indy


Neste domingo (25/03/2012) começou a temporada 2012 da fórmula Indy, com a grande novidade da estréia de Rubens Barrichelo na equipe de Tonny Kanaan (KV Racing).

Muitos dos Brasileiros (eu me incluo nesse grupo), passaram a acompanhar com mais carinho esse ano, está categoria do automobilismo, justamente por gostar do Rubinho, que sempre foi muito mais carismático do que esses pilotos que aparecem hoje em dia na formula 1.

Soma-se ao fato de que a fórmula 1 esse ano está uma desgraça para os brasileiros; o Massa parece que quer ser demitido da Ferrari, pois nem entre os 10 colocados consegue chegar no grid e o Bruno Senna não consegue demostrar sua capacidade em um carro limitado da F1. Por esse motivo o caminho mais lógico para os amantes de automobilismo é acompanhar a Indy, onde temos o Helio Castro Neves e o Tonny Kanaan que são pilotos competitivos e ganham corridas (aliás o Castro Neves ganhou o GP da estreia neste domingo).

Pensando nisso, fiz esse post para aqueles que estão embarcando nessa nova categoria (assim como eu) com o intuito de mostrar as principais diferenças entre as duas.

Os aspectos técnicos e financeiros são as principais distâncias entre as categorias. Na F1, cada equipe desenvolve seu chassi, na Indy, todos são da Dallara. O mesmo acontece com os motores, enquanto Bernie Ecclestone deixa cada um ter o seu ou comprar, para a categoria americana, todos os motores são da Honda (esse ano a Chevrolet e a Lotus entraram na briga também). A única igualdade fica nos pneus, pois na F1 todas as escuderias vão de Pirelli e na Indy, de Firestone. A potência dos motores também é diferente apesar de serem V8. Na F1, o motor é de 2.4 e na Indy 3.5. O que faz a máxima velocidade histórica da Indy ser de 388,5 km/h com Gil de Ferran, da Penske, no oval de Fontana, contra 361,8 km/h de David Coulthard, da McLaren, no final da reta de Monza.

Outra grande diferança é que na formula 1 a largada se dá com os carros parados no grid e a na formula indy a largada acontece com os carros em movimento, ao sinal da bandeira verde e da entrada do safety car nos box.


Bandeira Amarela : Ao contrário da Fórmula 1, que foge do safety car como o diabo da cruz, na Indy ele lidera boa parte das corridas. A ideia é acioná-lo a qualquer interrupção da pista, seja acidente ou os famosos detritos, e vocês vão ver várias vezes ele ser chamado só para movimentar a corrida. A regra de pit é diferente da Fórmula 1: não pode parar na volta que ele entra na pista, o que na minha visão é o procedimento correto de segurança, embora embole a corrida e seja injusto com o líder.

Outra diferença são a presença dos circuitos ovais (que não existem na fórmula 1), que tem uma caracteristica totalmente diferente dos circuitos mistos. Isto dá um novo aspecto de desafio à competição, oque é bem interessante.

As corridas na Indy são também mais abertas ao público, os pilotos são mais acessiveis e frequentemente vemos o público caminhando nos boxes e na pista antes da largada, já na fórmula 1, tudo é mais fechado, mais competitivo, com muitos segredos e espionagem industrial entre as equipes. Digamos que a fórmula indy prima pela emoção da corrida e o entreterimento para o público e a fórmula 1 prima pela competitividade e a evolução tecnológica dos carros, onde o dinheiro e as concorrencias entre as equipes algumas vezes são mais importantes do que a própria corrida (vide o jogo que as equipes fazem na F1 deixando o companheiro da mesma equipe ultrapassar o outro sem brigar por posição).

Basicamente é isso, eu assisti a primeira corrida da temporada neste domingo e gostei do que vi (apesar de que a transmissão da globo faz alguma falta, a Band da algumas mancadas, como intervalos durante a corrida e cortes de bruscos de tomadas entre a transmissão americana e a brasileira deles, além de nem mostrar o podium com os ganhadores, não tem hino, não tem champangne, não tem comemoração nenhuma no final............a Band não mostrou nada pós corrida).


FORÇA RUBINHO........AOS AMANTES DO AUTOMOBILISMO DE VERDADE COMENTEM !!!

Comentários