Seriamos nós e todos os objetos do universo feitos de grandes espaços vazios ?


No nosso mundo cotidiano temos a impressão de que há matéria por toda parte. Nós somos feitos de matéria, nossas casas, carros, cachorros, árvores, o mar e mesmo o ar que respiramos são feitos de matéria. Com exceção da luz e de nossas próprias idéias, tudo mais em nosso cotidiano “parece ter massa e ocupar lugar no espaço”, afinal não podemos atravessar paredes e podemos tocar e quebra objetos.

Parece então uma idéia absurda que a matéria seja constituida de espaços vazios, porém vamos analisar cuidadosamente a estrutura da matéria em nivel atômico. Como sabemos, tudo é constituido por átomos, desde o nosso corpo até esta cadeira em que voce esta sentado agora; mas somente no final do século XIX e início do século XX é que os átomos foram realmente encontrados na natureza. Com os trabalhos de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr, Einstein e outros, por fim estabeleceu-se que a matéria era mesmo constituída de “unidades básicas”, os átomos, e que esses átomos estavam “soltos no espaço”, ligados uns aos outros apenas por “forças” e “campos” que não ocupam espaço, não possuem massa e não são “feitos de matéria”. Mais que isso, descobriu-se que não apenas os átomos movem-se no vazio como também são, eles mesmos, essencialmente “vazios”.

Um átomo é basicamante composto de um nucleo que contém protons e neutrons (que se subdividem em particulas ainda menores), e pelo menos um eletron que rodeia esse núcleo, porém no interior do átomo, o que mais existe é espaço vazio. Um átomo de carbono, por exemplo, tem o tamanho de 10-8 (dez elevado a -8 centímetros). Mas seu núcleo tem apenas um trilionésima parte do centímetro 10-12 (dez elevado a -12 cm); em outras palavras: se o átomo fosse do tamanho de um campo de golfe, o núcleo teria aproximadamente o tamanho de um dos buracos, todo o resto não passaria de espaço vazio !!!



Visto através dos olhos de um físico e não através da experiência sensorial humana, o corpo humano (ou qualquer outra coisa física) é proporcionalmente tão vazio quanto o espaço intergaláctico. Se você pudesse ver alguma coisa como ela realmente é você veria um enorme vácuo com alguns pontos fragmentados e algumas descargas elétricas (mais energia). O fato é que 99,99999% do corpo humano ou de qualquer coisa é basicamente espaço vazio. O 0,00001% é oque resta realmente de matéria solida.

Temos que nos conformar, portanto com a certeza de que quase tudo que consideramos matéria sólida é, na verdade, espaço vazio. Porem qualquer pessoa que bater o sapato contra uma pedra perceberá que ela é sólida. Qual será a razão disso?



A resposta foi dada pela nova geração de físicos que trabalham no campo da mecânica quântica e nos anos 20 formularam dois de seus princípios-chaves. O primeiro é o principio da indeterminação de Werner Heisenberg: não se pode fixar com exatidão, no espaço, a posição de uma partícula, como por exemplo, o elétron. Quando se calcula onde ele se encontraria, não se consegue um valor exato para o impulso do qual depende seu movimento. Assim, não conseguiríamos saber exatamente onde estará a partícula no momento seguinte; e vice e versa, pois se calculamos o impulso ficaremos sem conhecer o lugar onde ela se encontra naquele momento. Essa indeterminação proporciona ao elétron uma extensão espacial, embora seja apenas pontual. Ou, dito de outra forma, embora a partícula não tenha uma configuração espacial, a nuvem da probabilidade que lhe corresponde possui, certamente, uma extensão no espaço.

Mesmo com essa teoria física, fica dificil não considerar a matéria com predominância de espaços vazios, pois é oque ela realmente é............então, da próxima vez que voces leitores, pegarem algum objeto e pensar em como é duro ou pesado, pensem novamente, que na verdade este objeto é um grande pedaço de "nada"............aliás, voce mesmo, caro leitor, todos nós, somos feitos de um grande vazio!!


COMETEM !!!!!  AQUI NO SITE E EM NOSSO FORUM TAMBÉM
  

Comentários

  1. Parabéns pelo blog , simplesmente fantástico e muito bem elaborado... Recomendo a todos !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Joao, continue acompanhando amigo

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez achei a descrição desse raciocinio fantástico, é realmente de assustar e serve para pensarmos em como não sabemos nada e como não compreendemos muitas coisas, e na minha humilde opinião acredito que o homem um dia não muito distante descobrirá a grande verdade sobre nossa existencia, e vamos ficar tão chocados com a verdade que iremos simplesmente pensar : "Como não pensamos nisso antes" ... Forte abraço meu amigo do Blog, sou seguidor assíduo daqui !

    ResponderExcluir

Postar um comentário