A primeira temporada de Game of Thrones chega ao fim........Qual o saldo do primeiro ano da série ?


Nesse ultimo domingo, nos EUA, acabou a primeira temporada de uma das melhores séries que eu ja acompanhei na vida, (junto com Arquivo X e Lost); e acabou em grande estilo, digno dessa magnifica obra da literatura de fantasia. Após dez brilhantes episódios a primeira temporada, que corresponde ao primeiro livro, chega ao fim de um modo que deixa várias perguntas e uma certeza que a história está apenas começando e o melhor ainda está por vir.

Já escrevi aqui em um post recente sobre o seriado dando uma introdução ao mundo de Westeros, para aqueles que não conheciam a série (procurem alguns post atrás se vc nunca ouviu falar da obra); então aqueles que pretendem assistir a série e não viu o fim da primeira temporada, aconselho que não continuem a ler esse post e façam um favor a si mesmo.........assistam a série e vejam se estou exagerando ou não, no final das contas.

A primeira temporada foca seu enredo nos personagens e entre seus conflitos e guerras para conquistar o reino, ou seja, é uma introdução aos personagens para mostrar suas convicções e os costumes de cada povo das sete casas e além do continente principal. A guerra rola solta perto do fim do livro, e várias reviravoltas acontecem durante a trama, traições, e mortes que seria dificil imaginar que ocorreriam durante a história.

É ai que reside uma das caracteristicas que diferenciam essa série das tantas outras que abordam o genero de fantasia..........essa é uma série para adultos, e quando uma guerra se apresenta para os leitores e espectadores, ela é retratada tão cruelmente como uma guerra deve ser, muito sangue, dor, desespero, e nem sempre os vitoriosos são os heróis justos e bondosos (muitas vezes os heróis são na verdade os vilões); cabeças são cortadas, crianças são mortas, e mulheres são violadas e etupradas para satisfazer o exercito vencedor............nunca houve vida fácil em uma era medieval de guerra e isso é mostrado muito bem.

Outra caracteristica muito particular dessa obra é que não existe uma divisão clara entre o bem e o mal, e como na vida real, o mal só é mal por um motivo e uma causa, que muita vezes se mostra justa e o leitor acaba conhecendo as motivações dos atos crueis dos personagens. Os vilões tem medo, receios e os heróis podem cometer atos dignos de revolta para alcançar seus objetivos pois na guerra, só os mais fortes e espertos sobrevivem (quando se entra no jogo dos tronos, ou se ganha ou morre).

Westeros é uma tipica terra medieval onde a magia e as criaturas míticas ja começam a serem esquecidas e lembradas apenas como lendas, e ai que reside uma grande sacada da série. Não existem orcs, goblins, elfos, aos montes andando por ai e lutando com os humanos, não existem magos lançando bolas de fogo nas batalhas ou anões cavando fundo em suas minas de mithril indestrutiveis, nem armas mágicas e encantadas e amuletos e anéis mágicos...........nada disso.

A magia aqui é algo sutil e poderoso, as criaturas miticas são lembradas em um passado remoto, mas preocupam e povoam os sonhos do homens, como uma constante ameaça (e as vezes aparecem para lembrar o quão frágil é o reino dos homens e que a verdadeira guerra ainda não foi apresentada). Os encatamentos são raros e apenas os mestres os conhecem, e as armas mágicas são temidas e desejadas por todos os homens de tão raras que são.

E as principais criaturas que todo fã de fantasia medieval adora, os Dragões???.............bemmm, eles terão um papel fundamental na obra..........e façam um favor para si mesmo, assistam os dez episódios e vejam oque aguardam os próximos !!!!


Comentários