Webwise - O Fim da Privacidade na Internet



Como Funciona:

1- ATIVAÇÃO: Voce se conecta a internet por meio de um provedor de acesso; ele ativa, sem a sua autorização, um programa no computador dele (servidor) chamado Webwise.
2- RASTREAMENTO: O Webwise anota todas as páginas que voce visita, todos os programas que voce abre, e mede quanto tempo voce gastou em cada um deles.
3- SENHAS: Os desenvolvedores afirmam que o Webwise não guardam suas senhas de acesso a sites ou serviços bancários, mas é preciso confiar no provedor.
4- IDENTIDADE: O Webwise identifica voce por meio de um código, que é de exclusividade do provedor
5- PUBLICIDADE: Por meio de seu comportamento na internet, o Webwise dirige anuncios e promoções para voce. Os anuncios podem chegar por email ou exibidos diretamente nas páginas.
6- FATURAMENTO: O dinheiro dos anúncios é dividido entre as empresas que desenvolvem o Webwise e seu provedor de acesso a internet.

A sequência acima, de rastreamento da navegação na internet, descreve o serviço oferecido pela empresa inglesa Phorm. Ela está chegando ao Brasil. Seu principal cliente aqui é o provedor de internet Velox, serviço oferecido no Rio de Janeiro pela operadora de telecomunicações Oi. A Oi está testando aqui uma versão do programa da Phorm chamada Navegador. É uma tecnologia que está longe de ser aceita no mundo. Desde 2002, quando foi criada pela Phorm, ela tem gerado controvérsia internacional e levantado preocupações em grupos ligados à defesa dos direitos civis na internet. Essas resistências dificultaram sua adoção nos Estados Unidos e na Europa. Há o temor de que as informações pessoais sejam usadas de forma indevida. É evidente que uma empresa telefônica não pode grampear suas linhas. Por que, afinal, seu provedor de internet teria direito de saber o que você faz na rede? Um programa espião ameaça nossa liberdade?

Sua chegada foi discreta no Brasil. A primeira rodada de testes com o Navegador foi anunciada em março pela Oi, dona do provedor de banda larga Velox e do portal iG. De acordo com a Oi, ele começou a ser oferecido a internautas do Rio de Janeiro. A intenção da Oi é expandir aos usuários de todo o Estado até o final de 2010. O Navegador é um rastreador remoto (não fica instalado na máquina do usuário) dos passos que um internauta dá na rede. No início dos testes, Oi e Phorm anunciaram uma parceria com os portais Terra, UOL e Estadão.

VAMOS FICAR DE OLHO, AS EMPRESAS NÃO ESTÃO NEM AI PARA A NOSSA PRIVACIDADE, OQUE ELAS QUEREM É VENDER..........COMENTEM

Comentários