O desastre das chuvas: oque realmente deve ser feito e oque infelizmente vai ser feito


Pois bem, mais um ano começa e junto com as promessas de mudanças de um ano melhor, vem as chuvas caracteristicas dessa época do ano. Muitos de nossos governantes se mostram surpresos com os desastres, com as mortes, com os transtornos que toda essa chuva causa a população brasileira, mas será que é realmente um fato surpreendente que nunca aconteceu nesse época do ano ? A resposta é muito simples: Claro que não há supresa nenhuma nisso.

Então o leitor pode perguntar...........porque os nossos iluminados governantes não tomam medidas para que quando chegue nessa época de chuvas, os efeitos das chuvas não sejam minimizados e a população esteja mais preparada para isso ? A resposta infelizmente também é muito simples: não interessa aos nossos governantes fazerem obras a longo prazo, que não aparecem na mídia, que não podem ser inauguradas e que não agradem a todos os eleitores (inclusive os que moram em áreas de risco), pois o periodo de eleição é muito curto e para serem eleitos eles tem que aparecer na mídia, inaugurar pontes e rodovias, darem bolsa esmola para os mais pobres e é claro, aparecerem em entrevistas defendendo idéias que buscam agradar a todos e não em resolver o problema.

Imaginem agora, se é interessante para nossos governantes, desapropriar centenas de familias das áreas de risco, proibir a ocupação ilegal dessas áreas por sem terras, impedir que industrias de grande porte joguem seus residuos industriais em rios ou aterramentos que sempre entopem quando há essas enchentes, educar e punir o povo que joga lixo na rua, nos rios, que entopem bueiros (oras, um povo ignorante é facil de ser manipulado, elegem um tiririca como deputado, ficam felizes com bolsa esmola familia).

Não é nada interessante para os politicos realizarem essas medidas citadas acima, pois contrariam os que deveriam deixar as suas casas, contraria os sem terra que ocupam qualquer área sem controle (os sem terra são uma grande parte do colégio eleitoral não é mesmo), contrariam as grandes industrias poluidoras e finalmente com tudo isso, contraria sua popularidade; afinal, politica nada mais é do que puxar o saco de todos os grupos da população.

Fiquem sabendo que milhares de residencias no estado do Rio de Janeiro se encontram nessas areas de risco, e a maior parte da culpa disso é do poder publico que foram coniventes com essa ocupação que ocorreu durante décadas, afinal........não importa onde o povo contruam suas casas, oque importa é que eles vão pagar os impostos todo ano, não é mesmo ?

Qual a solução então ? Gastar milhões para desenvolver um sistema que pode prever que vai alagar essas áreas (oque é certeza de acontecer essa época do ano), e tocar uma sirene para que a população saia de suas casas (gostariam de saber, sair e ir para onde? todos para a casa do governador talvez?) ou realmente querer resolver o problema e começar a desapropriar essas familias, e remodelar a cidade totalmente (quer a população que moram nessas áreas queiram ou não).

Não adianta nada prometerem várias coisas, se o ano que vem, essas familias continuarem morando nos mesmos lugares, continuarem construindo casas a beira de rios, a beira de encostas, sujando cada vez mais os corregos, as ruas.............o resultado será o mesmo, e nem precisa computador de 100 milhoes de dólares para prever isso.

E infelizmente ano que vem, nessa época, acontecerá tudo isso novamente.......ao som de uma bela sirene

Comentários