O Sinal WOW


Na noite de 15 de agosto de 1977 o astrônomo Jerry Ehman, da Universidade de Ohio observava a saída dos dados que informavam a potência e a duração dos sinais recebidos pelo radio telescópio Big Ear.

O telescópio fazia parte do projeto SETI que varre o céu em busca de sinais de inteligência extra-terrestre.

A maior parte dos sinais já era de conhecidos objetos celestes naturais que produzem sinais de rádio como galáxias e satélites, mas então repentinamente um pequeno sinal começou a crescer até atingir seu máximo e então decrescer e sumir. No total o sinal teve um tempo de duração de 72 segundos, mas o mais surpreendente era sua intensidade, era tão forte que o a agulha extrapolou os limites o papel de registro.

Completamente atônito, sem muito tempo para pensar em descrições cientificamente precisas, Ehman escreveu ao lado do código que representava, na impressão feita pelo computador, a intensidade do sinal: WOW!



O sinal foi o mais forte capturado pelo radio telescópio em todos esses anos de operação. O tempo de sua duração também chamou atenção. Setenta e dois segundos é exatamente o tempo que a rotação da Terra levaria pra girar o telescópio através de um sinal vindo do espaço.

A radiação provinha da direção de Sagitário, e de uma faixa de freqüência em torno de 1.42 Giga Hertz ( parte da conhecida como a “janela da água” em radioastronomia). Esta freqüência é exclusiva a radioastronomia, acordos internacionais não permitem que transmissões terrestres sejam feitas nesta frequência.

Essa região do espectro, que vai 1.4 a 1.7 GHz, é chamada de “janela da água” pois são frequências que correspondem, respectivamente, às frequências dos radicais H e OH. O "Water Hole" é uma larga faixa de frequência onde há ausência de ruído cósmico. É essa frequência que acreditamos seria usada por uma civilização extraterrestre que está querendo se comunicar. Por essa razão também é chamada de "Bebedouro", pois acredita-se que diferentes espécies poderiam utilizá-la para comunicação

A estrela mais próxima nessa direção está a uns 220 anos luz, assim se o sinal provinha dali, deve ter sido um acontecimento astronômico de enorme potência e jamais identificado pela ciência, mas uma caracteristica intrigante do sinal Wow o torna especialmente interessante: a maneira como este cresceu e diminui de intensidade ao longo dos 72 segundos.


Até hoje nenhuma teoria conseguiu explicar a origem do sinal.


COMENTEM, SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE



Comentários

  1. 15 de agosto de 1977???

    Eu tenho uma teoria inteiramente válida para explicar esse sinal: Provavelmente foi só um defeito do radio telescópio.

    Motivos para afirmar isso?

    Motivo 1:
    Ônibus espaciais, supercomputadores, aceleradores de partículas, satélites artificiais, todos atuais e construídos com a tecnologia atual (2010), 33 anos mais avançada, falham a toda hora. Por que um aparelho daqueles, tão primitivo (1977), se comparado com os receptores atuais, não falharia?

    Motivo 2:
    Civilizações extraterrestres, se existem, têm mais o que fazer do que dar o endereço de casa para estranhos. Use a lógica: ficou claro para nós, depois de tantas discussões sobre o assunto, que é melhor ouvir antes de escutar. E se "eles" estão fazendo o mesmo (o que seria o mais óbvio)? Resposta simples: é a tragédia dos comuns, prevista na teoria dos jogos: ninguém emite, então ninguém escuta nada.

    E nem adianta apelar para aquela "lenda" de que eles podem captar nossas transmissões de televisão ou de rádio. Já ficou provado que elas se dissipam a partir de 2 anos-luz de distância da Terra (nota: a estrela mais próxima de nós depois do Sol, a "Próxima", fica a 4,7 anos-luz daqui).

    ResponderExcluir
  2. "Embrace Your Dreams" - not "Yours". English doesn't pluralize in this context.

    ResponderExcluir
  3. Colega, eu acredito que possamos algum dia captar transmissões extraterrestres sim, e não é questão de eles quererem enviar algum sinal ou não.....a questão é que se alguma civilização utilizar ondas eletromagnéticas para realizar sua comunicação; elas fatalmente chegarão aqui algum dia ou algum século.
    A questão é que o universo é imenso, e mesmo na velocidade da luz, a distancia de planetas habitáveis podem ser de séculos-luz, então, nem nossas ondas nem a de outra civilização chegaram aos ouvidos de ningem (ou chegaram e apenas poucos sabem disso).

    Thanks man, I will fix the title of my site

    ResponderExcluir
  4. eles estão muito mais próximos do que se pode imaginar, acontece que ainda não temos tecnologia para identificá-los pois simplesmente estão em outro plano.

    ResponderExcluir
  5. as mina pira no sinal WOW.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim foi somente uma falha... Concordo com o primeiro comentario q disse q os "ets" tem mais o q fazer... Se é q eles existem!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário