Experimento de fusão nuclear estuda criar uma estrela em laboratório

O projeto visa um meio alternativo de produção de energia, uma solução ecologicamente limpa à produção de energia. O projeto está sendo desenvolvido pelo National Ignition Facility, localizado em um dos campi da Universidade da Califórnia, e apresenta um dos laboratórios mais desenvolvidos do mundo em estudos de produção de energia e física nuclear.

O projeto está previsto para iniciar o ano que vem (2010), e a idéia básica é criar uma estrela através da fusão nuclear, que liberaria uma quantidade de energia gigantesca.

Fusão Nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior numero atômico, no caso das estrelas, átomos de hidrogênio se fundem, formando átomos de hélio. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, porém uma vez iniciada, libera muito mais energia do que consome.

Para criar essa fusão, os equipamentos do laboratório precisarão gerar o raio laser mais energético já criado pelo ser humano, que consumirá 500 terawats de eletricidade ( equivale a mais ou menos toda a energia elétrica produzida no planeta terra durante alguns segundos).

É dessa forma que os cientistas do laboratório pretendem construir motores de energia limpa, e também para a criação de veiculos espaciais que poderão, um dia, viajarem com autonomia para outros sistemas solares e até mesmo a outras galáxias.

Para se ter uma idéia, a fusão de poucas gramas de deutério (isótopo de hidrogênio), produziria uma energia equivalente àquela produzida pela queima de 20 toneladas de carvão. Poderia ser uma fonte de energia quase infinita, e a solução definitiva para a maioria dos problemas do nosso planeta...........seria algo como um próximo passo para a evolução do ser humano.

Simulação da criação da estrela, através do bombardeamento com laser ultra-energético

Equipamento ultilizado para a produção do laser

GOSTARAM DO ARTIGO ? COMENTEM, SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE

Comentários

  1. Estamos próximos da maior evolução do Homem ou sua destruição,sabemos da necessidade dos projetos para energia limpa, mas vale seus riscos!!!!!O controle de natalidade automáticamente controlaria consumo em todas as esferas, consumo consiente é de grande monta, mas impossível é controlar o capitalismo àpice da destruição, intrínsicamente neste projeto !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário