Ser que faz fotossintese....Híbrido Animal-Planta !!!

Pois é, a ciência sempre nos surpreendendo..............sempre aprendemos que apenas as plantas, alumas bactérias e algas (organismos autótrofos) realizam fotossintese, ou seja, através de reações químicas, com a presença da luz solar, produzem sua própria fonte de energia através de produtos minerais.
Porém existe um pequeno animal, uma lesma para ser mais exato, que é capaz de realizar esse fantástico ato, através de uma interessantíssima capacidade.

A lesma Elysia chlorotica (nome original rsrsr), após se alimentarem de algas marinhas, retém os cloroplastos dessas algas, e passam a utiliza-los para realizar a fotossintesse. Os genes necessários a fotossintesse são então "transmitidos" a própria lesma, que começa a realiza-la graças aos cloropolastos absorvidos e armazenados em seu instestino.

A lesma tem 3cm de comprimento, possui a cor verde e até pareçe muito com uma planta a primeira vista, tirando o fato de ela possuir um sistema digestivo rudimentar, a capacidade de se locomover.....várias caracteristicas de uma animal comum !!!!!!!!!

O unico problema é que a lesma não consegue transmitir os cloroplastos para seus descendentes e nem pode produzi-los, ou seja, a lesma deve se alimentar das algas para absorve-los e utiliza-los.
A equipe de cientistas que descobriram e estudam esse fantastico animal é liderada por Mary Rumpho-Kennedy, da Universidade de Maine.

Abstract do artigo original http://www.pnas.org/content/105/46/17867.abstract?sid=b4a7f106-eaf1-4138-8c40-f592a17a0

Comentários